terça-feira, 21 de junho de 2011

Das doenças

Que as relações são incompletas, isso a gente sabe. Que somos imperfeitos? Essa já é velha! O ser humando é egoista! Um pouco de exagero na minha opinião. A novidade, pra mim, é ser bom sem perder nada, nunca. Ser limpo, sem perder tempo, íntegro sem cometer erros, doce e não estar inseguro (e se obrigar a guardar no bolso mais fundo a amargura teimosa), forte sem depender de apoio, amar sem sofrer, ousar sem temer...
Tanta coisa que é porque não é, porque não pode exisitir sem sua contradição e sua fraqueza. "Catre velho serve pra poesia". Um dia desses vi um vídeo do Deleuze dizendo que a gente ama é a doença do outro. Fiquei pensando em quem amo, porque amo. Torci pra não ser assim. Tive medo de nunca me ver livre de tal capacidade. Uma capacidade! Quase achei que a gente ama porque é doente. Pior. E quem não deixa sua doença emergir (de tão doente)? E quem se protege com o fogo fátuo da certeza, no arbusto seco da auto-satisfação?
Aquela história de ser feliz ou ter razão? Ser feliz, ser feliz, ser feliz!! Se isso pudesse. Se existisse. Ter razão é bem mais difícil, até porque ninguém tem  razão em oposição ao desejo de ser feliz, de fazer feliz. Oh, coisa difícil! Oh coisa que foge de mim!

4 comentários:

A Viajante disse...

Fragilidades todos nós temos. Doenças também. Pior mesmo é não buscar as forças, as saúdes que temos. Eu sou dessas. Que busco energias positivas em tudo, o tempo todo. E como não é forçado, mas da minha natureza, elas aparecem, graças a Deus! Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa...risos...bj, amiga!

Giselly Lima disse...

Ju, penso que em geral temos natureza positiva. A doença é positiva, nos humaniza, nos faz sentir compaixão, nos aproxima. Por isso o amor é também uma forma de estar doente, pois nos fragiliza de alguma forma. Uns se positivam pra dentro, outros pra fora. O contrário também. E os contrários são só uma questão de espelho.Bjs.

Anna Amélia de Faria disse...

Forte, Gi.

Giselly Lima disse...

Honra vc por aqui, Anna. O post: tava doendo. bjs.